A Praia do Campeche e o Sul da Ilha de Florianópolis 

É uma das mais democráticas da Ilha, recebe o ano inteiro idosos e famílias, atraídos pelas belezas, natureza e tranquilidade, e também jovens, surfistas e kitesurfistas, devido as características do mar e vento. 

Com 3,5 km de extensão, a praia inicia nas proximidades da Lagoinha Pequena, limite sul da Praia da Joaquina, e termina no canto norte do Morro das Pedras, no extremo sul. Por não existirem barreiras geográficas que separem as 3 praias, você pode passear à vontade por muitos km entre as praias.  

 

As Dunas do Campeche abrigam uma área de 121 hectares e são tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município. A área é um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia.

A região também é muito conhecida pela paradisíaca Ilha do Campeche, localizada a cerca de 1,5 km da praia. Há vários barcos e escunas de passeio para a ilha, saindo da Praia da ArmaçãoBarra da Lagoa e do próprio Campeche. Lá na ilha você encontra além de uma praia incrívelmente linda, trilhas e também sítios arqueológicos com inscrições rupestres e oficinas líticas, com mais de 4.500 anos. Para quem gosta de mergulhar, há passeios por trilhas subaquáticas conduzidos por monitores, onde podem ser avistados cavalos marinhos, anémonas e lindos peixes entre as pedras.

Lagoinha Pequena é outro atrativo. Localizada na Avenida Campeche é muito visitada por moradores e turistas, pois além do lindo lugar, possui uma quantidade muito grande de peixes. Alguns dos visitantes aproveitam para pescar, nadar e até mesmo navegar. Mas para aqueles que não querem se molhar, a boa é aproveitar a área de convivência, que conta com bancos, iluminação e uma pequena área de arborização.

Para quem gosta de ler, precisa conhecer a “Bilica” (Biblioteca Livre do Campeche). Construída por um grupo de moradores empenhados em levar a leitura a pessoas da região, atualmente conta com um acervo de obras diversificadas, além da narração de histórias e encontros de grupos.

Um dos visitantes mais ilustres do Campeche foi o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupèry, autor de O Pequeno Príncipe - homenageado com o nome da principal avenida do bairro, a  Avenida Pequeno Príncipe. Durante a década de 20, Saint-Exupèry era o comandante de um vôo do Correio francês Sociêté Latécoère que fazia escalas dos vôos Paris - Buenos Aires em um campo de pouso instalado no Campeche. Encantado, fez amizades e ficou um tempo por aqui. Dizem que o nome Campeche surge neste momento, quando o francês dizia "Champ et Pêche" para designar o Campo de Pesca. Enfim, sabe-se que o campo de pouso marcou história, sendo o primeiro aeroporto internacional do sul do país.

 

Além das curiosidades, atrativos e belezas naturais, a localização do Campeche facilita o deslocamento para outras praias e pontos estratégicos da cidade.

Distâncias até: 

Aeroporto Internacional Hercílio Luz - 16 km

Terminal Rodoviário Rita Maria - 15 km

Ponte Pedro Ivo Campos (entrada da ilha) - 18 km

Centro da cidade - 14 km

Centro de Eventos Centrosul - 14,2 km

Universidade Federal de SC (UFSC) - 12,7 km 

Lagoa da Conceição - 11 km

Praia da Joaquina - 14 km 

Praia Mole - 13 km

Jurerê - 34,6 km

Canasvieiras - 36,3 km

Praia dos Ingleses - 35 km

Praia do Santinho - 37 km 

Servidão Zeferino João Bregue, 320 - Campeche 

Florianópolis, Santa Catarina - 88063-370 
Reservas: 
+55 48 99150.3180 | +55 48 3234.3541

reservas.pousadatulipane@gmail.com

Powered by